Entre em Contato com o Portal AdvJus contato@advjus.net

Redes Sociais do Portal Jurídico AdvJus

Como reconhecer firma online em documento particular

A partir de junho/2022 os cartórios no Brasil estão mais conectados e digitais, e já é possível até mesmo reconhecer firma online.
Com a modalidade, não é mais preciso se deslocar ao cartório para fazer o reconhecimento de firma por semelhança ou autenticidade — documento exigido na compra ou venda de veículos, no contrato de locação (fiador), documentos particulares, ou em autorizações de viagens de menores.
Embora o objetivo principal seja desburocratizar o processo, ainda é necessário atender a alguns pré-requisitos para fazer o reconhecimento a distância.
Ter uma firma aberta em um dos cartórios disponíveis, algo que ainda precisa ser feito presencialmente;
Possuir uma assinatura digital no site e-notariado.org.br, ou do sistema nacional brasileiro de certificação digital (ICP-Brasil).

Documento Particular

Escolha um Cartório de Notas credenciado (que pode ser consultado no site do e-Notariado) e no qual você já possua firma, assine o documento original e envie-o para a unidade.
Consulte quais cartórios podem reconhecer firma online através da plataforma e-Notariado.
Após o documento ser protocolado, uma videochamada será marcada com um tabelião para confirmar a identidade e a capacidade do solicitante. É nesta etapa que a firma é reconhecida, e o documento original ficará disponível para retirada ou entrega em domicílio. Nos casos em que o reconhecimento de firma for por semelhança, a videoconferência está dispensada.
Pronto! Agora você pode reconhecer firma online, agilizando o atendimento e desburocratizando documentos.

Por Wendell Salomão – Tabelião Substituto.

A Hora Extra

A Hora Extra é uma hora excedente trabalhada além das horas normais contratadas pelo empregado.Esporadicamente a jornada de trabalho pode

Leia Mais »